Informações do Itep estão sendo atualizadas em tempo real

      O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, recebeu na tarde desta quinta-feira (4), em audiência, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, Nelly Carlos Maia; o secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, Paulo de Souza Coutinho Filho; o vice-presidente da Seccional da OAB de Mossoró, Aldo Fernandes, e o jornalista Luciano Maia, representando os repórteres da área policial da segunda maior cidade do RN. Em pauta, reclamações da imprensa mossoroense, de que enfrentava dificuldades para ter acesso às informações no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e no Centro Integrado de Operações da Segurança Públicas (Ciosp). Após quase uma hora de encontro, chegou-se ao consenso sobre a divulgação dos dados.

            Luciano Maia, do jornal Gazeta do Oeste, queixou-se da demora em receber as informações e disse, ainda, que um telefone celular que foi informado aos repórteres, a partir do qual eles teriam acesso às ocorrências registradas pela Polícia Militar, em Mossoró, nunca estava funcionando. Os representantes da OAB/RN disseram estar na certeza de contribuir com o diálogo, para que a situação fosse normalizada. A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Nelly Carlos, foi enfática ao dizer que a imprensa deve ser vista como uma parceira da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social e que, em nenhuma hipótese, poderia ter o direito á informação prejudicado.

            Após ouvir os anseios dos visitantes, o secretário Aldair da Rocha, que estava acompanhado do diretor geral do Itep, Nazareno de Deus, e de assessores das áreas de informática, atendimento, análise estatística e comunicação social da Sesed, voltou a dizer que nunca determinou nenhum tipo de proibição do acesso às informações, entretanto, relembrou que ao assumir o cargo, no começo do ano, encontrou muitos problemas quando precisou de dados oriundos das unidades policiais e do instituto de medicina legal. “O que estamos fazendo é organizando, disciplinando as informações, para o bem da imprensa, que terá acesso às informações oficiais, corretas, para o bem do trabalho policial, para o bem, enfim, da sociedade de uma forma geral”, disse.

            Aldair da Rocha apresentou o site da Sesed (www.defesasocial.rn.gov.br), que está passando por um processo de reformulação, mas que já tem disponível, desde a tarde desta quinta-feira, o botão “CIOSP/Imprensa”, do lado direito da tela, onde estão sendo atualizados, em tempo real, os registros das entradas de cadáveres na sede do Itep, em Natal, que abrange 66 municípios. A mesma facilitação para acesso será oferecida a Mossoró, dentro de poucos dias, logo que seja solucionado um problema de ligação na linha telefônica, para que se tenha acesso à internet. E, num futuro próximo, a cidade de Caicó, onde também há uma unidade do Itep, receberá a mesma atenção, assim que esteja preparada para receber os equipamentos.

            Enquanto o site não oferece a atualização das entradas de cadáveres em Mossoró e Caicó, esses dois municípios continuarão deixando os jornalistas informados por meio de boletins impressos, afixados em quadros de aviso, atualizados logo depois de cada registro de óbito, conforme determinou o secretário Aldair da Rocha ao diretor do Itep, Nazareno de Deus.

            Sobre as informações do Ciosp de Mossoró, o secretário esclareceu: “Existe uma orientação minha e do comandante geral da PM, coronel Araújo, de deixar um policial em cada unidade, pronto para atender os repórteres. Isso tem acontecido e é para acontecer. O que não podemos é passar, por exemplo, informações de ocorrências em andamento, até por questão de segurança dos próprios jornalistas, mas, repito, não queremos impedir o trabalho de nenhum veículo de comunicação, reforçou Aldair da Rocha. O repórter Luciano Maia confirmou o número do celular funcional do oficial PM, afirmando que seus colegas também têm conhecimento dessa possibilidade de contato. “Saio daqui satisfeito com as novidades e confiante que voltaremos a ter acesso às informações”, resumiu o comunicador.



0 comentários: